segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Ramadã e a alimentação

Nesta segunda feira, 1º de agosto, inicia-se o Ramadã, mês do Jejum no Islã. O assunto, surpreendentemente rendeu a capa do Jornal Folha, de Videira. Segundo a reportagem, aproximadamente 30 funcionários da Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal (CIBAL Halal), que atuam na unidade da BRF-Brasil Foods, e suas famílias vão aderir ao preceito islâmico que é o quarto ritual dos cinco pilares do Islã.
Considerado um mês sagrado e de alegria, em que a reflexão e devoção à Allah são as ordens principais, o período do Ramadã acontece sempre no nono mês do calendário islâmico. “Foi ao longo desse mês que Allah revelou o Alcorão Sagrado como orientação para a humanidade. Esse também é conhecido como o mês do perdão, benção abundante e compaixão infinita, pois é o mês do jejum“ defende Abdullah Buanamade, responsável dos assuntos islâmicos da Federação Islâmica e da CIBAL Halal em Videira.
Durante o mês, os muçulmanos abstêm-se de alimentos e líquidos ao longo do dia, além das relações sexuais. Os dias são dedicados à recitações do Alcorão ou à prática de orações. O costume visa uma maior comunhão com Allah, já que o fiel decide conscientemente renunciar ao alimento, sem que dele tenha falta, ao sexo, mesmo que o cônjuge esteja próximo. Tem-se, portanto, uma devoção única, sem influencias ou interferências que se desenvolve ao longo do período como pura e plena.
Vê-se que esse não é um período de privações e torturas, como crêem os mais desavisados. O fim do Ramadã se dá com a festa de Eid ul Fitr (Celebração do fim do jejum), comemorado no primeiro dia de Shawwal, décimo mês do calendário islâmico. Este dia, geralmente é marcado pela troca de presentes e doação de alimentos para caridade.


O que é a CIBAL Halal?

A CIBAL Halal é um braço operacional da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) que atua no desenvolvimento e aplicação do Conceito Halal no país. O sistema procura garantir a confiabilidade e a qualidade dos produtos brasileiros aos consumidores islâmicos, assegurando-lhe produtos 100% Halal e auxiliando o crescimento sustentável das industrias brasileiras nesse mercado.
Atuando no Brasil desde 1979 e estabelecendo altos padrões de confiança dos importadores e consumidores muçulmanos, as industrias brasileiras ganharam, com essa parceria, acesso a um gigantesco mercado, além de um enorme potencial de marketing capaz de atingir um bilhão e oitocentos milhões de consumidores.
Dentre as indústrias habilitadas encontram-se Anjinomoto, Nestlé, Ferrero, Laticínios Condessa, Real Café, Café Iguaçu, União, Mococa, e outros. Já entre os frigoríficos de aves e bovinos estão a BRF-Brasil Foods, Perdigão, Perdix, Avipal, AlliZ, Cossisa, Da Granja, Seara, Tramonto Alimentos, Penasul Alimentos e Super Frango.
As listas completas podem ser conferidas no site da CIBAL Halal www.cibalhalal.com.br


Mas o que é um produto Halal?

Halal significa lícito, permitido, autorizado, logo, um alimento Halal é aquele cujo consumo é permitido por Allah. Entretanto, o termo também se refere as bases de tudo que é lícito na política, na vida social, nas vestimentas, etc., resultando um sistema de produção que busca criar mecanismos capazes de contribuir com a saúde humana, mediante um equilíbrio sustentável em todo seu processo.
Assim, aos muçulmanos é permitido ingerir alimentos que, respeitando as Leis islâmicas, não contenham ingredientes proibidos ou parte desses alimentos ou de animais que não tenham sido abatidos dentro dos procedimentos e normas ditadas pelo Alcorão Sagrado e pela Jurisprudência Islâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário